Fundamentos em Terapia Cognitivo-Comportamental I: Essentials

Explicações detalhadas e demonstrações são fornecidas para ilustrar a aplicação de cada item da Escala de Avaliação de Terapia Cognitiva Revisada (CTRS-R). O CTRS-R é uma escala de onze itens usada no Beck Institute que define as ações a serem tomadas pelos terapeutas ao fornecer sessões estruturadas de TCC. A escala também é utilizada pelos Supervisores para avaliar a fidelidade dos terapeutas ao Modelo Beck na aplicação da TCC e para certificação. Neste curso, cada um dos onze itens é definido e demonstrado com diferentes clientes que apresentam diferentes problemas.


Este curso aprofunda o “como” praticar a TCC: como estabelecer uma aliança terapêutica, gerar motivação interna, estruturar sessões de terapia e desenvolver planos de ação eficazes para cada cliente. Além disso, você aprenderá a elaborar planos de tratamento eficazes com base em suas conceituações, a extrair e responder adequadamente ao feedback e muito mais. As muitas dramatizações incluídas neste curso demonstram como são as sessões de TCC e fornecem orientação para aqueles que estão apenas aprendendo. Para terapeutas experientes, este curso oferece os mais recentes desenvolvimentos na prática da TCC. Ao concluir o curso, você terá praticado a versão mais atual da TCC e estará preparado para prestar atendimento competente a cada cliente.


O Essentials II é apropriado para profissionais de saúde mental que trabalham com indivíduos num ambiente clínico, embora as lições aprendidas possam ser aplicadas a muitos ambientes e populações de clientes, tanto dentro como fora de uma clínica.


Module 1: Treatment Planning 
  • Introduction to Module 1 
  • Lesson 1: Connecting with Clients 
  • Lesson 2: Eliciting Background Information 
  • Lesson 3: Cognitive Conceptualization 
  • Lesson 4: Applying CBT in Session 
  • Lesson 5: Strategizing 
  • Lesson 6: Applying Techniques 
  • Lesson 7: Continually Assessing and Modifying 
Module 2: Cognitive Conceptualizations Diagrams 
  • Introduction to Module 2 
  • Lesson 1: Overview of the Cognitive Conceptualizations Diagram 
  • Lesson 2: The Strength-Based Cognitive Conceptualization Diagram (SB-CCD) 
  • Lesson 3: The Problem-Based Cognitive Conceptualization Diagram (PB-CCD) 
Module 3: Cognitive Therapy Rating Scale-Revised (CTRS-R)
  • Introduction to Module 3 
  • Lesson 1: Throughout the Session 
  • Lesson 2: Beginning of Session 
  • Lesson 3: Middle of Session 
  • Lesson 4: End of the Session 
Module 4: Full CBT Sessions with
  • Introduction to Module 4 
  • Lesson 1: Kate’s Therapy Session 
  • Lesson 2: Anna’s Therapy Session